Alergias


O seu animal está a coçar-se? Pode ser uma alergia!  

Os cães e gatos podem, tal como os humanos, ter alergias. Mais de 30% de todas as irritações cutâneas que têm podem ser atribuíveis a alergias. Podemos até notar um aumento dos sintomas na primavera e verão, pelo aumento do numero de pólens em circulação no ar.  

O que são alergias?  
Uma reação alérgica é uma reação que o indivíduo tem a uma substância normal que existe no meio ambiente ou na comida. Estas substâncias são chamadas de alérgenos e incluem os pólens, ácaros, pêlo animal, pó da casa, pulgas, comidas e muitas mais. Os alérgenos causam reação pelo contacto com a pele, pela inalação ou pela ingestão. Os animais alérgicos possuem Anticorpos IgE para esses alérgenos específicos, e esses Anticorpos provocam alterações bioquímicas no corpo que produzem os sinais de alergias.  

Como é que um animal demonstra sinais de alergias?
As causas de alergias em humanos e animais podem ser comuns, mas os sinais da sua manifestação podem divergir. Por exemplo, nos humanos os sinais clássicos de alergias são nasais e sintomas respiratórios. Nos animais contudo, é muito mais comum aparecerem sinais dermatológicos com intenso comichão. Os gatos manifestam mais vezes sinais de alterações respiratórias que os cães. Os sinais clássicos de uma alergia num animal começam pelo comichão intensa, lamber as patas, mordê-las, e tentar roçar a cara ou coçá-la. À medida que as alergias se tornam mais severas, as lambeduras e mordidelas podem originar infecções bacterianas na pele que por sua vez exacerbam a comichão.  

Como é que posso ter os meus animais diagnosticados para alergias?
Após um exame exaustivo e a exclusão de um ou outro diagnóstico diferencial, o nosso veterinário vai decidir se o melhor é testar alergias. Isso faz-se com uma colheita de sangue, que se envia para laboratório onde é testada a sensibilidade a alérgenos como árvores, ervas, fungos, pós, ácaros e diversos tipos de alimentos usados como ingredientes na alimentação normal dos cães e gatos.

Como posso saber se é uma alergia alimentar?
A maioria das alergias alimentares dá-se à fonte proteica ou cereal do alimento. Uma forma de diagnosticar alergias alimentares é com uma colocação temporária a dieta restritiva hipoalergénica, com proteínas hidrolisadas de modo a serem pouco reactivas. Passando os sintomas de alergia poderemos começar a introduzir um a um novas fontes proteicas e cereais até descobrirmos reacções adversas.

E tratamento para as alergias do meu animal?
O melhor tratamento para uma alergia é evitar os alérgenos que as causam, contudo em alguns casos isso não é possível. Podem-se usar corticóides para alívio temporário de sintomas, mas a longo prazo isso não é uma solução devido aos efeitos secundários. Existem ainda alguns outros medicamentos que atenuam os sintomas mas não evitam crises periódicas. Uma outra alternativa são os tratamentos de hipossensibilização. Neste caso são formulados pelo laboratório que testou os alérgenos do seu animal, um conjunto de tratamentos injectáveis que lhes é dado em crescentes concentrações do alérgeno. Isto permite ao animal desenvolver uma tolerância ao alérgeno sem efeitos secundários!

E qual a eficácia deste tratamento?
Algumas alergias são dissipadas com o tempo e tratamento. Noutros casos os animais podem requerer a manutenção de algumas injecções de tratamento para manterem a tolerância ao alérgeno. As melhorias são normalmente excelentes e quebra-se a dependência dos corticóides que tanto mal fazem, e podem aparecer por volta do 3º a 5º mês de tratamento, numa altura em que as injecções já serão dadas mensalmente.

E para as alergias alimentares?
No caso destas alergias é muito difícil a hipossensibilização, tratando-se com a retirada do alérgeno da alimentação diária do animal.

Existem alguns perigos envolvidos neste tratamento?
As reacções adversas são muito raras e a acontecerem são suaves e temporárias.     

Quando é que é mais provável eu ver sinais no meu animal?
Isso vai depender da causa da alergia. Por exemplo, se a for uma alergia a pólens, o mais provável é esta agravar-se na Primavera e Verão, mas se for um alérgeno de dentro de casa, o problema poderá persistir o ano todo.

Alergias
Alergias