Diabetes


O que é a Diabetes?
A Diabetes mais conhecida, a Diabetes Melitus é uma doença na qual o pâncreas do seu animal ou não consegue produzir insulina ou não a consegue usar como devia. Ambos os problemas levam a uma subida dos níveis dos açúcares em circulação no sangue e na urina. Se esta subida se descontrolar, pode levar ao aparecimento de várias doenças, pondo em risco a vida do animal.

O que causa a Diabetes?
A Diabetes é o que chamamos uma doença multifactorial, ou seja, com várias causas possíveis, sendo consideradas as mais prováveis: uma predisposição genética, a obesidade, uma doença pancreática, alguma infecção, alguma medicação, e mesmo o cio em cadelas não castradas.

Existem animais mais predispostos?
Qualquer animal de qualquer raça pode desenvolver Diabetes, no entanto estima-se que entre as raças caninas mais expostas estejam o Caniche, o Pinscher e o Dachshund. A idade em que mais casos aparecem na clínica é entre os sete e os nove anos (4-14) e a prevalência da doença em fêmeas é o dobro da prevalência em machos.

O que pode provocar no meu animal?
Como foi dito esta doença pode provocar diversas complicações de saúde, incluindo doença cardíaca, cegueira, insuficiência renal, problemas neurológicos e cetoacidose.

A que sinais devo estar atento?
 Entre os sinais mais comuns detectados pelos donos temos:

  • Aumento do consumo de água/ aumento das micções 
  • Aumento do apetite com perda de peso 
  • Obesidade (depende do estado da doença) 
  • Fraqueza 
  • Halitose 
  • Cataratas 
  • Desidratação 
  • Outros sinais variados 

Como tratar a Diabetes?
Em teoria existem dois tipos de Diabetes em animais, a insulino-dependente e a não-insulino-dependente, mas esta ultima raramente se observa, pelo que a maioria dos animais será para sempre dependente da suplementação de insulina. Alguns animais são refractários a qualquer tipo de tratamento. Para lidar com esta doença é necessário fazer logo à partida um estudo dos níveis de glicémia ao longo de um dia, num estudo que chamamos de curva de glicémia. Com a ajuda deste estudo vamos ajustar a dose de insulina às necessidades do animal, de modo a manter as variações de glucose dentro de parâmetros normais.

Para além da Insulina, existe alguma coisa mais que eu possa fazer?
 Este ajustamento pode e deve contar com o auxílio de uma dieta apropriada, pouco rica em açúcares e com o incremento do exercício nas rotinas do animal.  

O que é um “choque diabético”?
Um choque diabético ou cetoacidose é um estado de agravamento ou descontrolo da diabetes, em que existe a libertação de corpos cetónicos. Este estado requer internamento para se tentar reverter até à normalização da situação, sendo por vezes fatal.

Que prognóstico é que tem a Diabetes?
Por tudo o que dissemos anteriormente, a evolução da doença do animal vai depender do modo como o animal for compensado para a falta de insulina; a forma como o proprietário vai seguir o tratamento; a resposta do animal à insulina; a dieta do animal; o exercício que este fará; do aparecimento de doenças paralelas ou concomitantes; da idade do animal e do seu estado de saúde aquando do surgimento da doença; do seguimento que a doença terá no veterinário, com os ajustamentos apropriados das doses de insulina e….da sorte! Se tudo isto estiver bem alinhado, o animal pode viver muitos e bons anos, com muita qualidade de vida, na companhia dos seus donos! Se desprezarmos a doença, podemos esperar uma degradação progressiva, mais ou menos rápida conforme o estado do animal, com uma conclusão pouco feliz quer no desfecho final, quer na forma como chega até esse desfecho.

Diabetes