Home Conselhos Alimentação Nutrição canina - alguns conselhos

Nutrição canina - alguns conselhos


Uma dieta equilibrada é essencial para o crescimento saudável dos cachorros. Para tal deve procurar ração de elevada qualidade adequada à fase de crescimento e à raça ou porte final do cachorro.

Ofereça ao seu cão em crescimento a melhor ração que conseguir comprar pois isso irá reflectir-se na qualidade de vida e na longevidade.

As dietas caseiras nem sempre conseguem fornecer todos os nutrientes necessários ao cachorro na quantidade certa. Isto pode provocar problemas de crescimento, falha da resposta imunitária às vacinas e aumento do risco de doenças dermatológicas ou auto-imunes. 
Muitas vezes consultamos cães com diarreia e problemas de pele, devido a desequilíbrios alimentares e por isso é muito importante haver uma alimentação de boa qualidade, adequada à idade e raça do animal.

Hoje em dia existem imensos pontos de venda e inúmeras marcas e gamas de ração. Aconselhe-se sempre antes de adquirir ração para o seu animal pois só assim lhe poderá dar a ração mais adequada. Além disso, leia sempre e atentamente os rótulos, tomando especial atenção às tabelas com as doses diárias recomendadas e aos ingredientes e composição da ração. Lembre-se que as necessidades nutritivas não se resumem apenas às percentagens de proteínas, hidratos de carbono e gorduras. As vitaminas, sais minerais e óleos essenciais como o ómega-3 e ómega-6 são necessários para manter o animal saudável. 
As designações "Premium" e "Super Premium" utilizadas pela grande maioria das marcas de rações identificam as gamas de ração de qualidade mais elevada. São também mais dispendiosas do que a média, mas a qualidade da ração vai-se reflectir no seu animal a curto e longo prazo! 

As rações de qualidade inferior geralmente requerem uma dose diária mais elevada do que rações de melhor qualidade, ou seja, uma ração pode sair mais barata ao quilo mas você terá que dar uma quantidade maior por dia, o que acaba por sair ao mesmo preço ou mais caro do que uma ração um pouco superior. Além disso, os benefícios de saúde de uma ração de qualidade superior também se reflectem na qualidade de vida do seu animal e na redução das despesas em medicação e suplementação.

Por que é que os cachorros das raças de grande porte necessitam mesmo de ração para raças grandes?
Os cachorros que irão crescer até ficar de grande porte (acima de 25kg), como é o caso dos Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão, Grand Danois, etc, têm um ritmo de crescimento bastante elevado, que os propicia a desenvolver problemas ao nível do sistema musculo-esquelético como é o caso das displasias da anca e do cotovelo. Para minimizar o risco destas patologias, estes cachorros necessitam de uma ração que é menos calórica que as demais e tem os níveis de cálcio e fósforo regulados para cooperar com a rapidez do crescimento. As rações de gama alta para raças grandes incorporam também ingredientes específicos que protegem as cartilagens durante o crescimento, que de outra forma só podem ser dados sob a forma de suplementos alimentares.

Se está a dar uma alimentação de boa qualidade, os suplementos de cálcio não são necessários e até podem ser prejudiciais para o seu cão.