Home Conselhos Dermatologia Sarna sarcóptica

Sarna sarcóptica


Nem todas as doenças de pele dos cães são sarna e nem todas as sarnas são iguais.Um dos tipos de sarna designa-se por sarna sarcóptica, que é causada por um ácaro parasita que vive debaixo da superfície da pele. Esta é transmissível para os humanos

Quais são os sintomas?
Estes ácaros provocam imensa comichão, o cão coça-se constantemente ao ponto de perder o pêlo nas zonas onde se coça mais, especialmente nas patas e na barriga. A pele pode também com o tempo ficar espessada e escurecida.
Qual é o risco de contágio?O risto de contágio para outros cães ou para as pessoas é muito elevado. Para o reduzir, deve lavar e aspirar muito bem tudo o que são camas, mantas e áreas onde o cão costuma dormir e ficar. Ao aspirar deve depois deitar o saco fora e a lavagem deve ser feita a quente e com lixívia diluída. Quanto ao contágio para os humanos, como os ácaros não conseguem bem completar o ciclo de vida na nossa pele, morrem em poucos dias, mas causam muito desconforto e comichão.

Como saber se é sarna sarcóptica?
À vista desarmada e observando apenas as lesões da pele não é possível dizer se é sarna e de que tipo é. Mesmo que tenha visto fotografias muito parecidas na internet ou um amigo lhe tenha dito que é sarna, só fazendo uma análise ao microscópio de uma amostra recolhida da pele é que se pode afirmar definitivamente que é sarna.

Como se trata a sarna?
Há muitos mitos em redor do tratamento da sarna. Desde usar óleo de carro (tóxico para os nossos animais) até dizer-se que a sara é impossível de tratar e por isso mais vale por fim à vida do animal. Isto não é verdade. 
Existem diversos protocolos de tratamento para a sarna sarcóptica. Cabe ao médico veterinário determinar qual será mais adequado para o seu animal. O tratamento pode incluir banhos, injecções e medicação oral específica. Alguns animais necessitam de uma combinação dos vários métodos para combater a sarna. Uma vez iniciado o tratamento, deverá voltar regularmente à Clínica para que o tratamento possa ser acompanhado e ajustado.


Sarna sarcóptica