Treinar o cão


Um pouco de psicologia canina…
Muitos dos comportamentos dos nossos cães derivam do comportamento que os cães primitivos tinham quando ainda viviam em matilhas selvagens. Dentro de cada matilha havia uma hierarquia social bastante forte em que os cães dominantes lideravam as caçadas e obtinham a melhor parte das caçadas.

Os cães domésticos consideram os humanos como parte da sua matilha e comportam-se de acordo com isso. Contudo, para viver em companhia humana, um cão deve sempre ser obediente aos seus donos, o que pode ser extremamente difícil para os cães naturalmente dominantes. No entanto, assim que um cão sabe em que posição se encontra na hierarquia, sente-se muito mais confortável, assumindo que este é tratado coerente e justamente.

Os primeiros dias
É sempre preferível definir as regras e a posição dos donos como líderes enquanto o cão ainda é um cachorro e depois manter a ordem ao longo da sua vida. Isto não significa que o seu cão tenha que ser tratado mal e de facto, para um bom líder, isto é de todo desnecessário. Uma boa forma de estabelecer a dominância é utilizar a comida. Nunca devemos deixar o nosso cão exigir e por isso receber a comida. Em vez disto, a comida deve ser dada quando nós queremos e o cão espera ou demonstrou obediência tal como sentar ou ficar por ordem do dono. Este princípio aplica-se a todos os privilégios, sejam eles vir para o interior da casa, passeios, festas, mimos e brinquedos. Esta nova ordem social não significa que você não possa brincar com o seu cão e mimá-lo! Significa que estas actividades acontecem quando você quer e pode, e não quando o seu cão se lembra de lhe exigir. Evitando, por exemplo, que um dia mais tarde seja acordado a meio da noite pelo seu cão já com a trela na boca a exigir-lhe um passeio!

Treino
O treino de obediência tem muitos benefícios para o seu cão incluindo a estimulação mental para reduzir o aborrecimento. O dono fica também com mais controlo sobre o seu cão e reforça a sua posição como líder da matilha.
Sempre que o seu cão se porta mal, ignore-o, não lhe dê festas nem atenção. Isto implica que não se pode estabelecer contacto visual, nem reconhecimento verbal e contacto físico. A repreensão com gritos ou palmadas não tem bons resultados. A única forma de punição que é realmente efectiva é um time out, ou castigo. Para fazer os castigos deve-se colocar o cão no local de castigo imediatamente após a asneira e de todas as vezes que ele a faz. Isto pode significar que ele pode estar no castigo várias vezes por dia.
Quando o seu cão se porta bem recompense-o inicialmente com guloseimas, mimos e atenção e gradualmente vá reduzindo as guloseimas até não precisar destas.

O mais importante é ser consistente e persistente.

Apesar de dedicarmos 10 ou 15 minutos diários à educação do nosso cão, eles estão a aprender em qualquer altura e lugar. Por isso, todos os membros da família necessitam de manter as mesmas regras perante o cão. Isto significa que não há excepções às regras que forem estabelecidas ou rapidamente começarão a haver maus comportamentos. Por exemplo, se está a tentar que o seu cão pare de pedir comida enquanto a família está a comer, isto implica que em nenhuma circunstância deverão ceder e dar comida ao animal, mesmo que seja o aniversário dele, o Natal ou qualquer outra ocasião especial. Pois isso é estar a mostrar-lhe que por vezes incomodar os donos à mesa dá resultado e dessa forma nunca irá desistir de o fazer.

Treino em grupo e treinadores profissionais
Os treinadores de cães e o treino em grupo permitem sempre melhores resultados. Se vir que não está a conseguir treinar o seu animal em casa ou se não tem a certeza de como o fazer, o ideal é recorrer a um treinador de cães. Cada treinador pode ter métodos de treino diferentes, portanto deverá procurar aquele que mais se adequar a si e ao seu cão e sobretudo aos objectivos que pretende com o treino. Existem várias disciplinas de treino: desde o básico de aprender a sentar e ficar até aos treinos mais avançados como é o exemplo das actividades de agility.
Se recorrer a um treinador profissional não cometa o erro de não participar nas sessões, pois na realidade o treino também é em boa parte para o dono do cão. Se “mandar” treinar um cão numa escola de treino e não participar nas sessões, pode acabar com um cão que sabe fazer uns truques mas que tem um dono que não tem ideia do que necessita de fazer para que ele mantenha e demonstre o que aprendeu.

5 pontos a fixar:
1) Toda a família deve ser coerente na sua atitude perante o cão e não deve haver pessoas que permitam que o cão vá contra as regras que se estão a tentar estabelecer.
2) Ser persistente
3) Treinar com frequência e reforçar o bom comportamento
4) Reforço positivo em vez de negativo (Recompensar em vez de punir!)
5) Tornar isto tudo divertido para si e para o seu cão