Home Conselhos Doenças Parasitárias A importância da desparasitação interna

A importância da desparasitação interna


Devemos manter os nossos animais com as desparasitações sempre em dia, porque uma boa parte dos parasitas é transmissível aos humanos e há também o risco das doenças transmitidas pelos parasitas.

A equinococose, também conhecida como hidatidose é uma parasitose pela ténia do tipo Echinococcus. Este parasita pode infectar as pessoas e originar quistos em diversos órgãos vitais (fígado, rins, pulmões, etc) incluindo o cérebro. É especialmente perigosa no caso das crianças porque pode originar quistos cerebrais que ocupam a quase totalidade de um dos hemisférios. É também vulgarmente conhecida por “doença do pêlo do cão”, uma vez que quando este está parasitado, ao lamber-se, pode espalhar os ovos na sua pelagem. Ao passar a mão no cão parasitado e sem cuidados de higiene após o fazer, a pessoa pode infectar-se se a seguir manusear alimentos ou levar a mão à boca.

A doença propaga-se quando são ingeridos alimentos ou líquidos que contenham os ovos do parasita ou por contacto próximo com um animal infectado.  Os ovos são libertados nas fezes de animais carnívoros, como é o caso dos cães, que tenham sido infectados pelo parasita. Geralmente, para estes animais ficarem infectados, têm de comer os órgãos de um animal que contenham os quistos, como uma ovelha ou roedores, entre outros.    

Como Prevenir?

Mantenha as desparasitações internas do seu animal em dia - mensalmente até aos 6 meses de idade, 4 vezes por ano após os 6 meses de idade.
Não deixe o seu anima comer carcaças de animais nem lhe dê a comer vísceras cruas.
Lave sempre as mãos antes de comer e depois de contactar com os animais.
Não beba água não tratada e de origem desconhecida, e o mesmo para os seus animais.
Lave sempre os frutos e vegetais que consuma crus.

   

A importância da desparasitação interna