Home Especialidades Radiologia

Radiologia


O raio –x é das ferramentas auxiliares de diagnóstico mais importantes numa clínica veterinária. Através das diferentes densidades de tecidos podemos perceber por um raio-x a diferença entre osso, tecido mole, ar ou líquido.

Assim, o raio –x permite-nos perceber se um determinado animal se encontra com todos os órgãos na sua posição anatómica normal ou, se pelo contrário, existe alguma alteração como o aparecimento de massas (que muitas vezes deslocam os órgãos da sua posição normal), se os pulmões se encontram normais (se vemos apenas ar ou se possam ter líquido), tamanhos de orgãos ou até mesmo percebermos quantas crias é que uma cadela ou uma gata poderão ter no momento do parto e assim, estarmos preparados.

Com o aparecimento do raio x digital houve um aumento de qualidade de imagem (através de sensores digitais de raio x em vez de películas), permitindo uma revelação do raio-x instantânea bem como a sua manipulação para medições e edições de dados com recurso a muito menos radiação do que no raio-x convencional.