Home Especialidades Anestesiologia

Anestesiologia


A anestesia geral é a perda de consciência no animal e perda de sensibilidade no corpo.

Antes da anestesia o paciente já foi avaliado e classificado segundo a escala de risco ASA.
Depois foi preparado e dada medicação pré-anestesica, que inclui um tranquilizante e medicação para a dor.
Foi canulada uma veia com a colocação de um catéter endovenoso para administração de soro (para prevenir desidratação e manutenção das pressões sanguíneas e para lavar anestésico da circulação sanguínea) e de algumas drogas de emergência, caso sejam necessárias.  
Depois foi induzido com uma droga indutora injectável ou gasosa, de forma a permitir a colocação de um tubo endo-traqueal para administração da mistura de Oxigénio e do anestésico gasoso, a forma mais segura de manter uma anestesia pela velocidade com que se consegue controlar e reverter.
Durante o procedimento o paciente é mantido aquecido e monitorizado para a função respiratória, cardíaca e pressões sanguíneas. Os pacientes normalmente estão acordados apenas alguns minutos após o fim da anestesia, a andar passado uma hora e a comer dentro de poucas horas.  

Apesar das drogas anestésicas serem muito mais seguras do que no passado, elas apresentam sempre um risco diminuto de acidente anestésico (calculado e assumido). Uma das formas de diminuir este risco é com uma boa avaliação e exames pré-anestésicos e com uma monitorização anestésica diligente e competente.

Anestesiologia
Anestesiologia