Enjoo no carro


Muitos cães ficam enjoados quando andam de carro quando são pequenos e geralmente deixa de acontecer quando são mais crescidos. 
Pensa-se que isto aconteça porque as estruturas do ouvido interno responsáveis pelo equilíbrio ainda estão imaturas nos cachorros.
No entanto, quando os enjoos persistem quando eles já são adultos, pode até nem haver uma razão física para isso. Em cada viagem de carro que faz com o seu cachorro e este enjoa, gradualmente pode associar a má disposição ao andar de carro, criando aquilo o que se chama um condicionamento. É como se ficasse traumatizado e sempre que sabe que vai andar de carro já fica mal disposto porque aprendeu que o carro é um sítio onde ele ficou enjoado anteriormente e onde vai enjoar novamente.

Para contrariar isto tudo precisa de tornar a viagem do seu cão o mais confortável possível e afinal de contas, ninguém gosta de andar a limpar estofos vomitados.

Uma forma de contrariar os estímulos que levam ao enjoo é abrir um pouco as janelas para arejar e refrescar o ar. Pode também colocar o cão de forma a que ele possa ver em frente, na direcção em que segue o carro. Isto consegue-se levando o cão no banco do passageiro com um cinto de segurança para que não o atrapalhe na condução.

Para alguns cães, ficar a ver pelas janelas de lado e traseiras pode até piorar o enjoo.
Lembre-se, no entanto, que os airbags podem ser perigosos para os animais transportados desta maneira e a forma mais segura e transportar um animal no carro é dentro de uma caixa transportadora devidamente segura. Por isto, utilize o método do banco de passageiro apenas enquanto os episódios de enjoo se mantiverem.  

Se o seu cão já tem um problema de enjoo, tente mudar-lhe toda a experiência de viagens de carro. Com isto, mude as expectativas que o seu cão tem do carro, tente minimizar o medo e ajude o cão a superar este problema.
Como lidar com o enjoo no carro quando eles ainda são pequenos:

1. Reduza as viagens de carro por enquanto. Por vezes só se pioram os problemas por insistirmos demasiado em resolver de imediato os problemas e não se deve submeter um cão que enjoa a mais e mais viagens de carro porque só faz pior. Dê-lhe uma semana ou duas de descanso, sem viagens de carro. Vá com calma.

2. Tente habituar o seu cachorro a estar no carro, faça com que ele associe experiências positivas ao carro. Por exemplo: brinque com ele no interior do carro ou ofereça-lhe biscoitos para que ele associe estar no carro a uma recompensa.

3. Evite estradas com muitas curvas, lombas e pavimento em mau estado. Tente conduzir suavemente.

4. Evite que o cão coma grandes refeições antes de andar de carro. Por vezes, pode ser necessário fazer mesmo um jejum de duas horas.

5. Leve o seu cão a sítios divertidos em que possa passear, brincar e correr. Se todas as viagens de carro terminam na Clínica Veterinária é só natural que o seu cão não ache muita piada à ideia de andar de carro.

6. Fale connosco acerca de medicação para o enjoo. Em último recurso poderá ser necessária.
Cada cão e cada carro são diferentes, aconselhe-se connosco sobre como deve transportar o seu cão.

Enjoo no carro