Esgana

Introdução:
A esgana é uma doença infecciosa provocada por um vírus muitas vezes fatal.
Este vírus ataca, preferencialmente, os cães de qualquer idade, muito particularmente os animais mais jovens e mais velhos, podendo afectar, também, outros carnívoros.

Transmissão:

A esgana transmite-se por contacto directo ou por via aérea (tosse ou espirro) de um animal infectado com o vírus para um animal são e não vacinado. O vírus da esgana pode ser transportado no focinho ou nas almofadas das patas. Ou ainda através dos humanos. O homem, não sendo afectado pela esgana, pode constituir um veículo, transportando no calçado, nas roupas e nas próprias mãos. É devido a esta facilidade de transmissão que surgem tantos casos de esgana, especialmente nos cachorros que ainda não iniciaram o programa de vacinação.

Sintomatologia
:

Três formas de desenvolvimento:

• Digestiva;
  • Respiratória;
  • Nervosa.
No entanto o animal infectado pode apresentar sintomas de todos os estágios, ou rapidamente ostentar sintomas neurológicos, que são geralmente irreversíveis mesmo que o cão seja curado. Normalmente, na fase nervosa o animal não sobrevive.

Sequelas:
  Os cães que sobrevivem á doença, poderão apresentar algumas sequelas que são permanentes. Estas manifestam-se através de:
  • Tiques nervosos
  • Epilepsia
  • Dentes manchados (devido a danos provocados pelo esmalte)
  • Possível paralisia

:

No que respeita á saúde do animal, a prevenção é indispensável, principalmente nos cachorros, pois têm um sistema muito fraco comparativamente aos cães adultos. Assim, como medida passiva, deve-se preservar o cachorro de agentes exteriores, mantendo-se em espaços limpos, especialmente antes das primeiras vacinas. A prevenção activa é feita através da vacinação, que devera ser iniciada às 6 semanas de idade e seguirá um plano estipulado pelo médico veterinário: