Home Conselhos Educação e comportamento O meu cão não pára de ladrar!

O meu cão não pára de ladrar!


Lide com o ladrar excessivo antes que este se torne um problema!

Nos cachorros
O ladrar problemático pode começar logo desde pequeninos. A primeira noite em que o cachorro é deixado sozinho, pode começar a chorar e a ladrar. Isto é perfeitamente natural e faz parte do instinto dos cachorros.
A primeira coisa que precisa de saber para ajudar o seu cachorro a não ladrar quando está sozinho é deixá-lo estar e não ir ter com ele em resposta ao ladrar porque isso é ceder e 
responder ao pedido que lhe está a fazer quando ladra.
Ao mostrar-lhe que o ladrar e o choro não dão resultado, o cachorro eventualmente irá desistir deste método de comunicação. Se você acudir a um cachorro barulhento e o reconfortar está a recompensá-lo e a reforçar o instinto de fazer barulho, o que faz com que o cachorro leve mais tempo até aprender a não o fazer. Seja consistente em ir ter com o cachorro apenas quando ele não está a fazer barulho. A pior coisa que se pode fazer nestes casos é esperar que o cachorro esteja a fazer mais e mais barulho e nesse momento ceder e ir lá reconfortá-lo. Ao fazer isto está inadvertidamente a treiná-lo para ser especialmente persistente a fazer barulho!
Punir o seu cachorro não vai acelerar a aprendizagem dele e é mais provável que só aumente o stress, crie mais problemas comportamentais e prejudique a vossa relação. Além disto, gritar com o seu cachorro só vai fazê-lo pensar que você se está a juntar ao barulho!
A melhor táctica é ignorar o seu até que ele esteja calado e depois recompensá-lo com atenção, festinhas, brinquedos e guloseimas. Espere sempre até que o seu cachorro esteja calmo e quieto antes de o passear, alimentar e da hora da brincadeira. A longo prazo isto vai torná-lo num cão bem socializado e civilizado.

Cães adultos
O ladrar excessivo dos cães pode azedar a relação entre vizinhos. É um problema extremamente difícil porque geralmente acontece quando o dono não está em casa. Muitas pessoas cometem o erro de treinar os cachorros para serem demasiado protectores do território por terem intenção que estes mais tarde se tornem guardas da casa. Esta abordagem pode dar problemas mais tarde. Recomenda-se que os cachorros socializem com outras pessoas e outros cães e nunca se deve treinar activamente o cão para ser agressivo com outras pessoas. A maioria dos cães tem por si um instinto de defesa do seu território sem ser necessário que se reforce activamente este comportamento. Os cães ensinados a serem mais agressivos frequentemente tornam-se ansiosos e paranóicos e começam a ladrar a todo o qualquer barulho que ouçam, originando problemas.

O meu cão não pára de ladrar!