Home Conselhos Cuidados Básicos Exercite o seu cachorro

Exercite o seu cachorro


O exercício físico é muito importante para o crescimento saudável dos cachorros. Ajuda o cachorro a criar bons hábitos que deverá manter para o resto da vida e também é uma óptima oportunidade para socializar com outros cães.

Lembre-se que os cachorros são como bebés: necessitam de muita atenção e interacção. Quando se aborrecem os cachorros tendem a ser destrutivos e isto pode levar a problemas comportamentais futuros.

É importante também que não se exceda com o exercício que exige do seu cachorro porque pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento dos ossos e músculos, especialmente nos cachorros de raças grandes e gigantes por terem uma elevada taxa de crescimento.

Correr e brincar num sítio vedado como um quintal é o tipo de exercício ideal para cachorros de tenra idade. As brincadeiras de atirar bolas e discos voadores são boas para o desenvolvimento e socialização mas deve-se saber quando parar porque alguns cães brincam obsessivamente até à exaustão total.
Os passeios à trela devem começar por ser de curta distância e ir aumentando à medida que o cachorro cresce. Se o cachorro se senta ou deita a meio do passeio, dê-lhe tempo para descansar. Se ele se recusar a passear não deve insistir muito mais. Os primeiros passeios devem ser em zonas com o chão mais macio como relvado ou areia.

Evite exercitar o seu cachorro nos períodos mais quentes do dia porque os animais pequenos são mais susceptíveis aos golpes de calor e desidratação. Neste aspecto, a melhor altura para os passear é de manhã e ao final da tarde.

Exercite o seu cachorro