Home Conselhos Doenças Infecciosas Coriza ou "gripe dos gatos"

Coriza ou "gripe dos gatos"


Chama-se coriza ou vulgarmente “gripe dos gatos” à infecção das vias respiratórias superiores dos gatos. Ao contrário dos humanos em que esta é causada apenas por um virus, nos gatos pode ser causada por diversos virus, bactérias e fungos.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são espirros, corrimento nasal e ocular. O corrimento nasal regra geral é espesso e amarelo, mas também pode aparecer avermelhado ou acastanhado. Uma ou ambas as narinas podem estar afectadas. Como o olfacto é tão importante no apetite dos gatos, muitos deles perdem o apetite e emagrecem. Pode também haver inflamação da garganta, que torna a deglutição dolorosa. O corrimento ocular pode também afectar apenas um dos olhos. Em casos mais graves, o próprio focinho pode inchar. Em alguns casos, os sintomas crónicos são mais leves, como alguns episódios de espirros e a presença de corrimento transparente.

Quais são as causas da doença?
A doença pode ser provocada pelos vírus herpes felino e calicivirus, para os quais já existe vacina. Estes vírus causam danos elevados ao nível das mucosas, deixando-as muito susceptíveis à infecção por bactérias. Além disso, estes vírus tendem a persistir em alguns gatos, tornando-se portadores durante semanas, meses ou até anos. Em alguns destes a infecção torna-se mesmo crónica, com sintomas persistentes. Os gatos com a vacinação incompleta ou mesmo completa, que tenham sido expostos às estirpes mais agressivas, podem também infectar-se com um ou mais destes vírus e mais tarde demonstrar as rinites e conjuntivites crónicas.
Além dos vírus, as bactérias Chlamydophila felis e Bordetella podem causar infecções respiratórias em gatos, assim como microorganismos designados por Mycoplasma. Por vezes há mais bactérias envolvidas como a Pasteurella, Streptococcus e Staphylococcus, que se aproveitam da fragilidade do organismo do gato e agravam a infecção. Para estes microorganismos todos não há vacina, à excepção da Chlamydophila felis, que necessita de ser repetida anualmente, pois não confere uma imunidade duradoura.

Como é que chegamos à causa da doença?
Para determinar a extensão e natureza da doença, é importante saber a história do animal. Quaisquer infecções respiratórias ou oculares que teve, lesões anteriores acidentais ou em lutas, doenças dentárias, etc, são relevantes para o diagnóstico. Queremos também saber qual a cor e consistência do corrimento nasal e ocular e possivelmente recolher uma amostra para cultura em laboratório.

Como é que podemos tratar a coriza?
A coriza é tratada com antibióticos que combatem as infecções secundárias por bactérias e permitem ao sistema imunitário do gato ocupar-se a combater os vírus. Além dos antibióticos, os suplementos alimentares à base de amino-ácidos ajudam a regenerar as conjuntivas e a mucosa nasal e oral, especialmente nos casos crónicos. Apesar de todo o nosso esforço, alguns casos podem permanecer crónicos ou recorrentes e nestes o objectivo é o conforto do gato e a melhoria da sua qualidade de vida.


Coriza ou
Coriza ou