Home Conselhos Cuidados Básicos O perigo das praganas ou espigas

O perigo das praganas ou espigas


O final da Primavera é a época das praganas. Para quem não sabe o que é, as praganas são as pequenas espigas em forma de dardo que existem nas ervas nesta altura do ano.
As praganas agarram-se muito facilmente ao pelo dos cães e gatos enquanto estes se passeiam nas ervas. Devido ao seu formato, as praganas que se prendem ao pelo vão progredindo sempre na mesma direcção até penetrarem na pele. Uma vez rompendo a pele, as praganas e as feridas que elas causam, tornam-se veículos e portas de entrada para as infecções, podendo chegar até aos órgãos vitais ou mesmo afectar a medula espinal e paralisar o animal.
Além disto, também se podem alojar no interior dos canais auditivos podendo dar origem a otites severas; no interior dos olhos podendo provocar cegueira e no interior das narinas, onde progridem pela traqueia até atingir os pulmões!

Quando as praganas já se alojaram no corpo, por vezes apenas se observam pequenas zonas de pelo humedecidas correspondentes às feridas de entrada. O animal pode apresentar sintomas diversificados dependendo da localização da pragana: comichão, desconforto e dor, sacudir a cabeça (ouvidos), tosse (vias respiratórias), coxear, etc.


Em primeiro lugar deve impedir que os seus animais tenham acesso a zonas com ervas. Se isto não for possível, depois de passear o seu animal deve verificar e escovar toda a pelagem para remover as praganas, dedicando especial atenção ao interior das orelhas, zonas entre os dedos e axilas.
Se o seu animal tiver o pelo comprido deve tomar precauções redobradas,  pois  pode ser mais difícil detectar os ferimentos causados por praganas.

O perigo das praganas ou espigas