Home Conselhos Educação e comportamento Como ensinar o seu cão a deitar-se

Como ensinar o seu cão a deitar-se


Em primeiro lugar tem que ensinar o cão a sentar-se. Depois disso, com o cão sentado, pegue num biscoito e desça a mão à frente do cão, entre as patas da frente enquanto dá a ordem “deita”, se necessário insista um pouco movendo a mão na direcção do cão. Quando o cão se deita recompense-o com o biscoito.

Para alguns cães, ensinar a deitar pode ser difícil. Se não estiver a conseguir ensinar o seu cão como foi descrito anteriormente, tente um método alternativo que em vez de mover a mão na direcção do cão, mova a mão afastando-a lentamente do cão. Se isto também não resultar, sente-se no chão com as pernas para a frente, com os joelhos ligeiramente dobrados. Depois, alicie o cão com o biscoito com, por exemplo a mão direita a passar debaixo do joelho e o cão à sua esquerda. As suas pernas vão actuar como uma barreira e quando o cão se interessar pelo biscoito, mova a mão para baixo do joelho lentamente. À medida que o cão tenta seguir o biscoito, ele em princípio irá deitar-se. Não se esqueça de lhe dizer a palavra de ordem “deita” e de a repetir de todas as vezes.

Quando o seu cão já tiver aprendido a deitar-se, tente variar a posição em que ele começa, mandando-o deitar-se tanto quando ele está sentado como em pé.