Microchip


Desfaça-se o mito! O Microchip é obrigatório por Lei!

O que é um Microchip?
Um microchip é um cilindro de vidro pequenino de aproximadamente 12 a 14 milimetros – do tamanho de um grão de arroz. Este transporta um numero único que pode ser lido por um aparelho de leitura apropriado.  

Porque é que devo colocar o Microchip no meu animal?
Existe apenas um propósito – identificar o seu animal – mas existem várias situações em que este se revela útil, sendo mesmo obrigatório por Lei. A identificação pelo Microchip é útil para:

  1.  Devolver animais perdidos: O Microchip no seu animal vai permitir que Veterinários, equipas de Associações de acolhimento de animais e o canil/gatil Municipal encontrem o dono, ou seja, você.
  2.  Para viagens internacionais: Mesmo dentro do espaço Shengen, é obrigatória a circulação com Microchip. 

A colocação do Microchip é dolorosa?
A colocação do Microchip não é tida como um procedimento doloroso. É semelhante a uma vacinação (com uma agulha um pouquinho mais grossa). Geralmente não é requerido sedar o animal.

O meu animal já tem uma coleira com o nome e morada. É mesmo necessário colocar o Microchip?
A resposta é sim, é obrigatório por Lei colocar o Microchip uma vez que é o único meio que não pode ser adulterado.

Como é que o Microchip funciona?
O leitor de Microchip activa o chip que responde com um sinal rádio. O numero do chip aparece então no mostrador do leitor.

Quanto duram os Microchips?
Os Microchips duram a vida toda do seu animal. Eles não se mexem para lado nenhum nem carregam baterias ou emitem ondas rádio (excepto quando se passam os leitores).

É a colocação do Microchip que permite notícias como esta: Juanita, uma gata espanhola da Canárias, encontrada na Escócia