Home Serviços Ecografia

Ecografia


A ecografia é um dos meios de diagnóstico complementares mais importantes no caso de um diagnóstico que seja mais extenso. Esta faz parte das técnicas de diagnóstico nao invasivas e permite ao veterinário ver as estruturas internas e orgãos em tempo real .

No caso da ecografia abdominal podemos fazer a exploração da cavidade abdominal, explorar cada orgão e classificá-los quanto ao tamanho,forma e estrutura e pesquisar alguma patologia ou massas/neoplasias . Esta também é muito útil em situações de emergência/ traumas para assegurarmos que o animal se encontra estável.

Quanto à ecocardiografia cardíaca, esta permite-nos avaliar a forma e estruturas do coração (válvulas,câmaras cardíacas e septo) bem como, com o auxílio da sonda de Doppler, avaliar o ritmo cardíaco e se existe algum refluxo sanguíneo. 

Por último, existe também a ecografia de gestação, que permite ao veterinário avaliar o estado de saúde dos fetos,(batimento cardíaco, estado de cada placenta, entre outros) e fazer uma estimativa de quantos dias os fetos têm e quando poderão nascer.

Ecografia